11/07/2014

5 Filmes com James Stewart que Você Deve (Re)Ver

The Naked Spur (1953)
Diretor:  Anthony Mann
Atores: James Stewart, Janet Leigh, Robert Ryan, Ralph Meeker, Millard Mitchell
Um grupo de homens liderado por um caçador de prêmios (James Stewart) captura um fora-da-lei (Robert Ryan) quando este viajava na companhia de uma bela mulher (Janet Leigh). Quem entregar o delinqüente à justiça tem direito a receber 5000 dólares e, cedo, se instala a discórdia entre o grupo. Faroeste forte e sem compromissos onde não há espaço para romantismos, traçando um retrato realístico da época. Por muitos críticos considerado o Western mais emocionante de todos os tempos, com os maravilhosos Rocky Mountains a servir de cenário.
 
Rear Window (1954)
Diretor: Alfred Hitchcock
Atores: Grace Kelly, James Stewart, Thelma Ritter, Raymond Burr
James Stewart dá vida a um repórter fotográfico que se encontra “preso” em casa com a perna fraturada devido a um acidente. Seu isolamento é apenas interrompido pela visita de sua namorada (Grace Kelly) e sua terapeuta/massagista (Thelma Ritter). Para matar o tempo, Stewart passa cada vez mais observando a vida de seus vizinhos através da janela que dá para o pátio do prédio. No entanto, sua atenção recai particularmente sobre um vizinho (Raymond Burr) que lhe parece ter um comportamento suspeito. De fato, Stewart está convencido que o homem, que vive do outro lado do condomínio, assassinou sua esposa. Um filme de mistério emocionante só como o mestre do suspense o sabia fazer. Curiosidade: Este é o primeiro de três filmes que Grace Kelly rodou com Hitckcock, antes de ela se tornar na Princesa de Mônaco.
 
Harvey (1950)
Diretor: Henry Koster
Atores: James Stewart, Josephine Hull, Charles Drake, Peggy Dow
Elwood (James Stewart) é um alcoólico que tem um amigo chamado Harvey. Mas Harvey é um coelho de dois metros de altura e, claro, só existe na imaginação de Ellwood. A irmã de Ellwood, preocupada com o estado de saúde do irmão, tenta interná-lo, mas, no meio de tanta burocracia e alguma confusão, é ela que acaba internada... Seguramente uma das melhores interpretações de Stewart em uma comédia que, mais de meio século após sua estréia, mantém sua graça.
 
 
Vertigo (1958)
Diretor: Alfred Hitchcock
Atores: Kim Novak, James Stewart, Tom Helmore, Barbara Bel Geddes
James Stewart é um ex-policial que tem medo das alturas, algo que está relacionado com uma perseguição desastrosa de que ele fez parte e em que um colega morreu. Agora na aposentadoria forçada, ele aceita seguir secretamente a mulher de um amigo. Esse amigo tem suspeitas que sua esposa (Kim Novak) possa cometer suicídio. Stewart salva a mulher uma vez, quando ela tenta se afogar, mas da segunda vez, ele já não consegue, como sofre de vertigens, impedir a morte de Novak, quando ela se atira de uma torre. Cheio de remorsos, Stewart vagueia pela cidade. Meses mais tarde, ele conhece uma mulher muito parecida com a falecida Novak e tenta marcar um encontro com ela... Esse era o filme favorito do próprio Hitchcock, com excelente música de Bernard Herrman que se adapta perfeitamente à atmosfera de tensão e mistério. Curiosidade:  Nas filmagens, Hitchcock insistiu para que Novak não usasse sutiã debaixo de suas roupas, algo muito ousado para a época.
 
The Man Who Shot Liberty Valance (1962)
Diretor: John Ford
Atores: James Stewart, John Wayne, Vera Miles, Lee Marvin, Ken Murray
James Stewart protagoniza o papel de um advogado que é visto como um herói por ser o homem que matou o fora-de-lei Liberty Valance. Mas a história que se tornou lenda está cheia de episódios mal contados e o advogado se prepara para divulgar o que realmente aconteceu. Este Western, na altura de sua estréia, foi autenticamente ridicularizado por a crítica da época, mas hoje é considerado uma obra-prima e uma das mais emblemáticas obras de Ford.

0 comentários:

Enviar um comentário